Next
temos as melhores técnicas de conservação

Ultracongelação Criógenica I.Q.F. (Congelação Individual Rápida) dos produtos através de um Túnel de alta performance em espiral com aplicação de C02.O congelamento criogénico diferencia-se do congelamento por imersão em sal moura pois enquanto naquele o fluido refrigerante não muda seu estado, trocando apenas calor sensível, neste processo existe uma mudança de estado, com a troca de calor latente. Isto explica as altíssimas taxas de troca térmica, responsáveis pelo congelamento quase que instantâneo. O método possui grandes vantagens, como a velocidade muito rápida de congelamento, e a obtenção de produtos IQF de grande qualidade assegurando as características organolépticas e nutritivas dos produtos congelados.Além dos ganhos de qualidade, o resfriamento e congelamento criogénico garantem uma menor perda de peso do produto devido a desidratação.

333

Na ultracongelação IQF (Congelação Individual Rápida) por imersão em salmoura de cloreto de sódio o peixe é transportado através de vários tanques onde circula uma solução refrigerada a -20ªC com salmoura. Técnica normalmente mais utilizada para peixe para a Industria Conserveira.Este foi um dos primeiros processos de congelação a ser usado na congelação de pescado e é ainda hoje bastaste utilizada sobretudo quando destinadas para a produção de conservas.As principais vantagens do sistema de congelamento por imersão são o contacto do alimento ou da embalagem com o líquido refrigerante, o que resulta no processamento rápido, a manutenção da qualidade em alimentos sensíveis à oxidação e à desidratação (sem contacto com ar).

332

Ultracongelação por ar forçado acontece pelo contato do ar a baixas temperaturas com o alimento a ser congelado e permite uma congelação B.Q.F. (Congelação em Bloco Rápida).Apresenta uma menor velocidade que a as outras tecnicas existentes mas possibilita a congelação de produtos de maior porte. Nestes sistemas, o ar é circula pelos alimentos a uma temperatura entre –30 ºC e –40 ºC e a uma velocidade de 1,5-6,0 m/s. A alta velocidade do ar reduz a espessura da camada ou filme limite ao redor do alimento, aumentando, assim, o coeficiente de transferência de calor na superfície.  

316

O peixe chega de madrugada ás nossas instalações onde é selecionado, tratado e acondicionado de modo a ser entregue aos nossos clientes. A tradição e as novas tecnologias juntamente com o saber e experiência acumulados durante mais de 20 anos pelas nossas equipas garantem a qualidade e frescura dos nossos produtos frescos.

315